Trabalho Infantil

Trabalho infantilMuito se ouve hoje em dia sobre o TRABALHO INFANTIL, com opiniões às vezes controversas. A legislação internacional define o trabalho infantil como aquele em que crianças ou adolescentes são obrigadas a efetuar qualquer tipo de atividade econômica, regular, remunerada ou não, que afete seu bem-estar e o desenvolvimento físico, psíquico, moral e social. Segundo a Constituição Federal, é proibido para menores de 16 anos a execução de qualquer trabalho, salvo na condição de aprendiz a partir dos 14 anos e não devem prejudicar a frequência nem o rendimento escolar do adolescente.

Não estou falando aqui daquele trabalho em casa, para auxiliar nas tarefas domésticas gerais, que dosadas de acordo com a idade trazem benefícios. Me refiro a milhares de crianças e adolescentes pelo Brasil (em Curitiba também!) que são explorados sexualmente em troca de pagamento, de meninos e meninas envolvidos com o tráfico de drogas, na coleta de lixo, trabalhando como ambulantes, pedintes entre outros e que, em muitos casos inclusive sustentam a família.

Sem a intenção de criminalizar ninguém mas sim, conscientizar pais e responsáveis, é importante trazer o assunto à baila sempre que possível para a sociedade ajudar a preservar essas crianças e adolescentes e na contrapartida cobrar sempre do poder público educação de qualidade para todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *