Por que o Ensino Fundamental a partir dos seis anos?

O Ensino Fundamental de nove anos permite aumentar o número de crianças incluídas no sistema educacional. Os setores populares são os mais beneficiados, uma vez que as crianças de seis anos da classe média e alta já se encontram majoritariamente incorporadas ao sistema de ensino – na pré-escola ou na primeira série do Ensino Fundamental. A adoção de um ensino obrigatório de nove anos iniciando aos seis anos de idade pode contribuir para uma mudança na estrutura e na cultura escolar. No entanto, não se trata de transferir para as crianças de seis anos os conteúdos e atividades da tradicional primeira série, mas de conceber uma nova estrutura de organização dos conteúdos em um Ensino Fundamental de nove anos, considerandoo perfil de seus alunos. O objetivo de um maior número de anos de ensino obrigatório é assegurar a todas ascrianças um tempo mais longo de convívio escolar, maiores oportunidades de aprender e, com isso, uma aprendizagem mais ampla. É evidente que a maior aprendizagem não depende do aumento do tempo de permanência na escola, mas sim do emprego mais eficaz do tempo. No entanto, a associação de ambos deve contribuir significativamente para que os educandos aprendam mais. Seu ingresso no Ensino Fundamental obrigatório não pode constituir-se em medida meramente administrativa. O cuidado na seqüência do processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças de seis anos de idade implica o conhecimento e a atenção às suas características etárias, sociais e psicológicas. As orientações pedagógicas, por sua vez, estarão atentas a essas características para que as crianças sejam respeitadas como sujeitos do aprendizado.                                                                                                                                       Enquanto  a Educação Infantil não é obrigatória sendo facultativo ao poder público a oferta, o Ensino Fundamental é obrigatório, então, não aumenta um ano de escolaridade, simplesmente antecipa o acesso possibilitando que crianças mais novas usufruam do ensino público.

Veja como fica a relação ANO/SÉRIE

ENSINO FUNDAMENTAL 9 ANOS

8 ANOS (antiga) 9 ANOS (atual) IDADE
PRÉ 1º ANO 5/6 anos
1ª série 2º ANO 6/7 anos
2ª série 3º ANO 7/8 anos
3ª série 4º ANO 8/9 anos
4ª série 5º ANO 9/10 anos
5ª série 6º ANO 10/11 anos
6ª série 7º ANO 11/12 anos
7ª série 8º ANO 12/13 anos
8ª série 9º ANO 13/14 anos

Para saber mais acesse:

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/noveanorienger.pdf

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