LOUSAS DIGITAIS?

Um dos grandes desafios da escola atual é atrair a atenção dos alunos. Com tanto acesso às tecnologias, as crianças de hoje sentem-se muitas vezes desmotivadas durante as aulas. Obviamente não basta incluir materiais inovadores no dia a dia, mas sim, capacitar os professores adequadamente para que cada vez mais estejam “sincronizados” com seus alunos.

Veja abaixo o exemplo da prefeitura de Tibagi:

Aos poucos, as escolas municipais de Tibagi estão aposentando o giz e o quadro negro. Em todas as salas de aula da rede de ensino infantil e fundamental até o 5° ano, da cidade e do interior, as carteiras estão viradas para os fundos, onde já funcionam as Lousas Interativas Multimídia (LIM), quadros digitais que inserem tecnologia de ponta na educação pública. Tibagi é o primeiro município do Brasil a implantar o recurso em todas as salas de aula das escolas e centros municipais de educação infantil.

O Programa Escola Sem Fronteiras consiste na utilização de kits compostos de notebook, projetor, tablet e caneta eletrônica que permitem ao professor projetar, em qualquer superfície plana, as aulas programadas no computador. O recurso interativo proporciona ao docente escrever sobre a projeção através de sensores infravermelhos. O projetor possibilita interação com softwares de apresentação de slides, programas educacionais, sites da internet ou quaisquer outros aplicativos, diretamente na superfície da lousa.

Diminuiu a evasão

Os mais de 150 profissionais integrados na rede pública de educação em Tibagi já conhecem a tecnologia e receberam parte do treinamento de 120 horas para a utilização dos recursos. “As crianças estão muito mais interessadas”, enaltece a diretora Keila Maria Martins, diretora da Escola Municipal Ida Viana.


Equipamentos

Desenvolvido especialmente para os educadores, a Lousa Interativa Multimídia da Brasil Online trabalha com projetores. Ele se integra perfeitamente com seus aplicativos existentes e, por uma fração do custo dos sistemas fixos, oferece todos os recursos interativos. Combina mais de dez equipamentos de multimídia e ferramentas de navegação em um console para tornar as aulas mais divertidas e eficazes. O Plug and play coloca as ferramentas ao alcance dos braços, mantém o foco e atenção sobre o conteúdo e melhora a navegação nos aplicativos mais utilizados. Um teclado sem fio elimina a necessidade de alternar entre o computador e a superfície interativa.

O recursos têm simples instalação e não requerem nenhuma habilidade especial do usuário. O equipamento ainda grava som e vídeo em tempo real e os pais podem assistir às aulas ao vivo, de sua casa, se o professor permitir.

Texto: Emanoelle Wisnievski
Imagens: Christian Camargo

* MAIS INFORMAÇÕES NO SITE: http://www.tibagi.pr.gov.br/site/modules/news/article.php?storyid=2553

3 pensamentos em “LOUSAS DIGITAIS?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *